Acadêmicos de Agronegócio da FCSGN participam de Palestra sobre Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar

Os acadêmicos do 2º semestre A e B do curso de Tecnologia em Agronegócio da Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte participaram no dia 20 de outubro da Palestra Prospecção Mercadológica para Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar dos municípios do Consórcio Portal da Amazônia, ministrada pelos Técnico em agronegócios, José Barbosa Leite e Secretário Executivo do Consórcio Portal da Amazônia, Humberto Paiva de Oliveira.

O objetivo da palestra foi levar ao conhecimento dos acadêmicos do curso de Tecnologia em Agronegócio informações de processos de comercialização e estratégicas mercadológicas para produtos oriundos da Agricultura Familiar do Norte do Estado de Mato Grosso.

Segundo o coordenador do curso de Tecnologia em Agronegócio, prof. Julio César Santin, eventos como este proporcionam interdisciplinaridade dos conteúdos estudados, retratando o que é visto na sala de aula, com a realidade de processos de comercialização de produtos oriundos da Agricultura Familiar com foco regional e para grandes centros.

A agricultura familiar é responsável por 70% da produção de alimentos no Brasil. No entanto, os produtores familiares ainda enfrentam diversos desafios, principalmente quanto à comercialização, as análises mercadológicas mostram que é possível reverter este quadro através do associativismo e cooperativismo de apoio à comercialização que favorece o desenvolvimento e a organização da agricultura familiar. Historicamente, a comercialização representa um grande entrave ao desenvolvimento da agricultura familiar. Um dos motivos é a dependência de terceiros que, quando atuam em pequeno número na intermediação dos produtos, podem impor preços de compra desfavoráveis aos agricultores. Felizmente, é possível reconhecer avanços nesse cenário, como a conquista de incentivos à agricultura familiar nas políticas públicas e os esforços direcionados à comercialização justa e solidária.

Confira as fotos: https://goo.gl/XGvZUP

Ascom/FCSGN