Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Unifama participam de Aula expositiva sobre a NR-6 -Equipamentos de Proteção Individual – EPI

O EPI – Equipamento de Proteção Individual, na maioria das vezes, é a única defesa do trabalhador quanto aos agentes agressores no ambiente de trabalho. É importante que os futuros profissionais saibam como utilizar, conservar e até mesmo destinar qual equipamento deve ser utilizado nas situações de risco encontradas nos canteiros de obras.

Tendo isso em vista, na última terça-feira (21), os acadêmicos do 6º semestre de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Unifama participaram de uma aula expositiva sobre a NR-6 – Equipamentos de Proteção Individual – EPI, onde todos desfrutaram da oportunidade de conhecer alguns modelos de EPI’s citados na norma, bem como a finalidade e uso correto dos mesmos. A aula, que foi ministrada pela Engª. Civil e Engª. de Segurança do Trabalho, Beatriz Balen Menegon, foi realizada após os  discentes adquirirem, no decorrer do semestre da disciplina de Segurança do Trabalho, os conhecimentos de definições básicas, cuidados e deveres do profissional técnico com relação à saúde e segurança do trabalho,  além de leitura e entendimento das NR – Normas Regulamentadoras relativas à segurança e medicina do trabalho, elaboradas e revisadas pelo MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.

Segundo a professora Beatriz, em algumas situações a leitura e interpretação do conteúdo proposto não é o suficiente para uma boa aprendizagem do acadêmico. Dessa forma, a aula ministrada com exposição dos equipamentos proporcionou ao discente aproximação, contato e melhor conhecimento sobre cada EPI.

Para o acadêmico Lucas Ariel Toniello de Souza, uma das ferramentas mais importantes para trazer para a sala de aula são as aulas expositivas, pois estas mostram na prática o que os alunos conhecem somente nas Normas Técnicas:  “Na última terça-feira, pudemos conhecer, ver bem de perto e até mesmo experimentar Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) que conhecíamos somente por ler a NR 06, mas não havia tido este contato direto com os equipamentos, e na aula expositiva ministrada pela Professora Engenheira Civil Beatriz que também é Engenheira de Segurança do Trabalho, esse contato foi possível. Esses tipos de aula são de total importância para nós, pois mostra na prática aquilo que fica às vezes um pouco difícil de entender nas aulas teóricas.”

Ascom/Unifama

Fotos: Beatriz Balen Menegon e Acadêmicos.