Letras – Português/ Espanhol

Docentes Matriz Curricular Horário de Aula Plano de Ensino
Quadro-Resumo e Autorização  Revistas de Letras Convênios e Estágios Projeto Pedagógico de Curso

Perfil do Egresso

O Curso de Letras – Português e Espanhol da Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte – mantida pela Unifama – União das Faculdades de Mato Grosso, visa formar profissionais competentes, conscientes de sua atuação na sociedade, capazes de lidar de forma crítica com as linguagens, especialmente a verbal nos contextos oral e escrito, observando as características regionais em que a Universidade se insere, como também as do país.

O egresso estará habilitado para atuar na docência das disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Respectivas Literaturas, no Ensino Fundamental (anos finais) e no Ensino Médio. Poderá atuar em atividades de pesquisa, na prestação de serviços de revisão e consultoria linguística e textual às editoras e empresas, bem como de tradução e em atividades comerciais, políticas/culturais e atuar, em atendimento ao projeto pedagógico das escolas, nas séries iniciais com a língua materna e a língua espanhola.

O curso pretende contribuir para o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades em seus egressos:

  • Domínio do uso da Língua Portuguesa, da Língua Espanhola nas suas manifestações oral e escrita, em termos de produção e compreensão de textos;
  • Conhecimento das Literaturas de Língua Portuguesa e de Língua Espanhola;
  • Familiaridade com as noções da Língua Brasileira de Sinais;
  • Criticidade em relação à linguagem como fenômeno psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico;
  • Criticidade em relação às perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias, que fundamentam sua formação profissional;
  • Percepção dos diferentes contextos interculturais e das relações que se estabelecem entre linguagem e criação literária;
  • Familiaridade com os recursos multimeios voltados para o ensino, aprendizagem e comunicação;
  • Domínio dos métodos e técnicas pedagógicas que permitam a adequação dos conhecimentos para os diferentes níveis de ensino da Educação Básica;
  • Domínio dos conteúdos básicos que são objetos dos processos de ensino e aprendizagem no ensino fundamental e médio;
  • Familiaridade com atividades de pesquisa e de extensão.
  • Análise crítica e construção de materiais paradidáticos e didáticos para o ensino de línguas e literaturas; e
  • Percepção e conhecimento das diferentes práticas pedagógicas desenvolvidas regional e nacionalmente.

Duração média: 04 anos.

TCC On-Line

Iniciação Científica

 

Coordenação do curso de Letras

Prof. Cleize Maria de Barros Tavares

[email protected]