Portal do Professor Disponibiliza Lista de Livros Sobre Gestão Escolar

Site indica 16 obras a gestores e educadores interessados em aplicar técnicas e estratégias no ambiente escolar.

Boas Práticas de Gestão Escolar premiadas na edição 2013 do Prêmio Gestão Escolar foram abordadas na última edição do Jornal on-line elaborado pelo Portal do Professor. Acesse conteúdo na íntegra.

Além de reportagens sobre métodos premiados, a edição 111 da publicação eletrônica oferece sugestões de livros aos gestores e educadores interessados em aplicar técnicas e estratégicas eficazes dentro do ambiente escolar.

Dentro do âmbito da premiação, a edição especial selecionou experiências inéditas destaques nos estados do Mato Grosso, Amazonas, Alagoas e Rio Grande do Sul.

A boa classificação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), traduz o comprometimento com a qualidade de ensino na Escola Estadual Luiza Bezerra, em Juara (MT), por exemplo.

O Portal do Professor é um espaço on-line no qual educadores têm acesso a sugestões de planos de aula, conteúdos multimídia, notícias sobre o panorama geral da educação no País, iniciativas governamentais, podendo até mesmo interagir em fóruns de discussão com outros profissionais da área.

Confira abaixo os 16 livros indicados para quem deseja se aprofundar no tema e/ou levar os conhecimentos adquiridos para a sala de aula:

Liderança em Gestão Escolar
Heloisa Lück – Editora Vozes – Brasil – 2008

Neste volume da Série Cadernos de Gestão, Heloísa Lück proporciona aos gestores escolares que orientem sua atenção ao exercício da liderança efetiva em sua própria atuação profissional e na dos membros da comunidade escola. Além disso, alerta para que promovam a criação de uma cultura escolar marcada pelo comprometimento conjunto com os objetivos educacionais, pelo espírito de equipe e proatividade.

Planejamento, Gestão e Legislação Escolar
Geraldo José Sant’Anna – Editora Érica – Brasil – 2014

Este livro busca sinalizar posturas, atitudes e valores que contribuam para um clima organizacional que implique comprometimento, envolvimento e corresponsabilidade. Aborda a importância da participação coletiva na tomada de decisões; as diferenças entre plano e projeto; e as responsabilidades quanto à preservação do patrimônio público.

Defende o direito de todos à educação, ao convívio e à interlocução na diversidade, e descreve as atribuições das equipes gestora e pedagógica da escola. Discute algumas teorias de administração, a filosofia institucional e a relação aluno-professor. Apresenta a importância da gestão financeira; os princípios do Direito Educacional e suas implicações; e, finalmente, os principais programas educacionais do MEC.

Gestão Escolar: Perspectivas, Desafios e Função Social
Eduardo Monteiro, Artur Motta – Editora LTC – Brasil – 2013

A discrepância entre as mudanças no mundo e a estagnação das escolas é tamanha que o cenário requer medidas verdadeiramente transformadoras para que a educação institucionalizada volte a se integrar com os indivíduos que ocupam suas salas de aula e que poderão ser os agentes de mudança do futuro.

Diante disto, a obra propõe uma abordagem a partir da informação, do conhecimento e da comunicação: os aspectos que fazem a diferença e definem o funcionamento do mundo atual.

Tecnologias na Formação e na Gestão Escolar
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, Myrtes Alonso – Editora Avercamp – Brasil

Este livro se destina a educadores interessados no tema: integração de tecnologias na escola e na gestão escolar. Tem, como proposta, auxiliar os gestores no processo de utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no cotidiano, valendo-se da experiência realizada no projeto Gestão Escolar e Tecnologias, cujo objetivo consistiu na formação de equipes gestoras das escolas com o intuito de proporcionar a incorporação das TICs na rotina da escola e na gestão escolar.

Gestão Escolar – Dicas Corporativas
Almir Vicentini – Editora Phorte – Brasil – 2010

As escolas estão inseridas num mundo globalizado e, diferentemente do passado, precisam estar atentas aos sensíveis sinais que a sociedade emite em relação às suas necessidades e exigências. Os novos gestores escolares precisam atualizar-se e compartilhar seus conhecimentos com a equipe.

As grandes corporações buscam excelência em suas ações e precisam adaptar-se às necessidades de demanda que a concorrência determina. As escolas tradicionalmente se sentem incomodadas quando comparadas, ou melhor, quando exigidas, nesses mesmos aspectos corporativos.

Este livro pretende mostrar que podemos, sim, trazer a agilidade das grandes corporações para nossas escolas e nos preparar para os novos desafios.

Gestão Escolar em Destaque
Margarete Bertolo Boccia, Marie Rose Dabul, Sandra da Costa Lacerda (Orgs) – Editora Paco Editorial – Brasil – 2013

A obra trabalha com diversos temas que tocam diretamente a realidade da escola pública brasileira, o que possibilita ao leitor transitar por inúmeros debates que vêm sendo realizados sobre a Gestão Escolar.

Os autores apontam possibilidades de enriquecimento a partir de novas leituras e/ou de trabalho coletivo de diálogo, e indicam a leitura como possibilidade de lançar o desafio do debate terminológico na área da Gestão Educacional, que já se constituiu como preocupação da teoria administrativa escolar.

Gestão Democrática da Educação
Dalila Andrade Oliveira (Org.) – Editora Vozes – Brasil

Trabalho realizado por diversos autores, objetivando discutir e encontrar rumos para a gestão democrática da educação pública. A educação e alfabetização sofre influências das políticas nacionais e internacionais, dos interesses nacionais e da globalização. Junto com isso discute-se a municipalização do ensino público, os objetivos, o desempenho e a avaliação da Educação.

Gestão Pedagógica
Wolmer Ricardo Tavares – Editora Wak – Brasil

Gestão Pedagógica – Gerindo Escolas para a Cidadania Crítica’ é um livro que mostra que a educação não é para ser padronizada e, tampouco, deve ser limitada a um simples compêndio a ser traduzido em plano de ação sem uma visão holística. Essa visão se faz mediante uma gestão pedagógica e escolar.

Gestão de Ensino e Práticas Pedagógicas
Adelar Hengemühle – Editora Vozes – Brasil

O livro oferece referenciais teóricos para fundamentar e orientar de que forma a educação pode ser concretizada. O autor traz à tona vários fatores que devem ser levados em consideração em qualquer projeto educacional, entre eles, o perfil de aluno que queremos e os fundamentos educacionais que possam dar vida aos conteúdos, à metodologia e à avaliação.

Gestão Escolar e Docência
Casemiro de Medeiros Campos – Editora Paulinas – Brasil

O livro está composto de duas partes: a primeira, ‘A gestão escolar e a crítica da educação’, tem como pressuposto uma rigorosa análise da possibilidade de viabilizar a excelência na qualidade da escola com base na mediação da gestão escolar; a segunda, ‘A docência e a gestão escolar’, aborda a docência como corpo conjugado organicamente à gestão escolar.

Ser Professor e Dirigir Professores em Tempos de Mudança
Lourdes Bazarra, Olga Casanova, Jerônimo García Ugarte – Editora Paulinas – Brasil

Na busca de um novo modelo de direção, analisam-se os novos processos de comunicação de que hoje dispomos, sem esquecer a empatia que persiste como alma de toda comunicação. Discute-se a questão do trabalho em equipe, o papel da liderança e o clima que deve predominar na escola.

A obra se conclui com uma bela síntese em torno da ideia da educação como tarefa de humanização, que esteve sempre presente através do desenvolvimento do tema, e com preciosas indicações bibliográficas, divididas em quatro seções: direção, ser professor, educação em geral e temas vários.

A Escola Participativa – O Trabalho do Gestor Escolar
Heloisa Lück, Kátia Siqueira de Freitas, Robert Girling, Sherry Keith – Editora Vozes – Brasil – 10ª edição

O livro aborda a questão da gestão escolar participativa de maneira didática e acessível. Traz uma visão teórica do assunto e discute tópicos concretos, tais como liderar e motivar a equipe escolar, solucionar problemas, tomar decisões e administrar o trabalho dessas pessoas.

Gestão Escolar, Democracia e Qualidade do Ensino
Vitor Henrique Paro – Editora Ática – Brasil – 2007

Professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, o autor examina o conceito de qualidade do ensino e sua relação com a democracia na organização da escola.

Por meio de meticulosa pesquisa empírica realizada na rede de escolas públicas de ensino fundamental, ele investiga também a visão dos agentes escolares no que diz respeito às implicações da estrutura didática e administrativa no desempenho escolar e na construção da cidadania.

Gestão Democrática da Escola Pública
Vitor Henrique Paro – Editora Ática – Brasil

Analisando em sete ensaios cada um dos muitos problemas que emperram a democratização da estrutura escolar, Vitor Paro sugere que se faça a redistribuição do poder e da autoridade dentro dos estabelecimentos de ensino e mostra por que só assim a escola poderá se tornar um instrumento de controle democrático do Estado, a serviço da educação.

A Gestão Participativa na Escola
Heloisa Lück – Editora Vozes – Brasil – 2006

Este volume trata da gestão participativa e se assenta no entendimento de que o alcance dos objetivos educacionais, em seu sentido amplo, depende da canalização e do emprego adequado da energia dinâmica ocorrente no contexto de sistemas de ensino e escolas em relação a objetivos educacionais concebidos e assumidos por seus membros, de modo a constituir um empenho coletivo em torno da sua realização.

Eleição de Diretores
Vitor Henrique Paro – Editora Xama – Brasil – 2003

A eleição de diretor de escola é uma realidade em várias redes de ensino público no Brasil. Este livro tem por objetivo analisar as características e os problemas da institucionalização e da implementação dessa experiência, bem como captar seus efeitos sobre a democratização da gestão escolar e sobre a qualidade e a quantidade da oferta de ensino.

Sobre o Portal do Professor

O Portal do Professor é um espaço para troca de experiências entre professores do ensino fundamental e médio. É um ambiente virtual com recursos educacionais que facilitam e dinamizam o trabalho dos professores.

O conteúdo do portal inclui sugestões de aulas de acordo com o currículo de cada disciplina e recursos como vídeos, fotos, mapas, áudio e textos. Nele, o professor poderá preparar a aula, ficará informado sobre os cursos de capacitação oferecidos em municípios e estados e na área federal e sobre a legislação específica.

por Portal Brasil